Páginas

Hidroterapia e Sua Aplicabilidade

Fonte: Imagem retirada da Internet.


CURSO: Hidroterapia e Sua Aplicabilidade


Valor: 25,00, Duração de 2h

Como se inscrever:

1 - Para participar da aula, primeiro deve realizar o pagamento da mesma COM PELO MENOS 5 DIAS DE ANTECEDÊNCIA. Para maiores informações entre em contato!

Informações Bancárias:

Banco: Itaú
Conta Corrente: 31614-7
Agencia: 6134
Beneficiário: Rodrigo Silva Perfeito


2 - Após o pagamento de 20,00, Me mande um e-mail (rodrigosper@yahoo.com.br) com o comprovante do depósito bancario dizendo que se inscreveu contendo as informações: qual curso, dia e horário! Após receberá um e-mail com a confirmação do pagamento. Por favor, avise com antecedência. Não deixe para avisar perto do dia da aula!

3 - Após a confirmação, entre nesta página e instale o programa RSP Palestras (Clique aqui para fazer o download). Após o download (600kb) instale-o e entre na sala com seu login!

4 - Evite entrar na sala em cima da hora, entre com pelo menos 10 minutos de antecedência. Podem ocorrer problemas com usuários novos que ainda não sabem como proceder. O ideal é que, na primeira vez, entre com pelo menos 30 min de antecedência para testar seu acesso.

5 - Boa aula!

Resumo sobre o curso:

Esta palestra objetiva mostrar de fato o que é a hidroterapia, diferenciando-a da hidrocinesioterapia (por alguns chamados de ginástica na piscina) e processos hidroterápicos que normalmente são confundidos como sinônimos. É um assunto muito atraente por se tratar de um elemento natural muito querido, que se chama água.

Tendo a preocupação especial por se tratar de um tema que tem afinidade com muitas pessoas da Educação Física, principalmente nadadores, trago algumas propriedades físicas da água, que também são comumente mencionadas em aulas de biomecânica e cinesiologia.

Após esta parte mais introdutória, centralizo a terapia através da água, que muitos enganosamente atribuem o assunto apenas a alunos de medicina e fisioterapia, porém todos aplicam estas técnicas, como por exemplo, se tratar com gelo (água em seu estado sólido) após dores musculares, pancadas etc.

Mostro os benefícios do tratamento tanto da água quente quanto da água gelada em seu estado sólido, as alterações e sensações de cada uma. Além disso, introduzo alguns testes para saber se a pessoa pode ser tratada com tal recurso ou não. É do conhecimento de poucos, mas algumas pessoas têm alergia a temperaturas altas ou baixas, sendo esta patologia muito comum.

Trago alguns processo hidrocinéticos muito interessantes, e que infelizmente não são de conhecimento da maioria dos alunos de Educação Física.

Ao final do trabalho, digo como deve ser feita a construção de uma piscina destinada a tratamentos com água, qual a temperatura ideal da água, que tipos de acessórios de segurança se fazem necessários, entre outros.

Concluindo, trago 2 curiosidades:

* O uso do gelol, uma terapia que muitas vezes é utilizada de forma incorreta, pois para alguns pode parecer inofencivo, porém dependendo da lesão, pode causar danos importantes. Já vi muitas vezes alunos do próprio instituto aplicando o produto gelol, porém sem saber de suas conseqüências, utilizando apenas por serem convencidos pelos meios de comunicação de massa que alivia a dor e por ser um bom produto.
* E a frase usado por quase todos de que a aplicação do gelo queima. Tentarei mostrar que esta frase é errônea, deixando muita gente esclarecida sobre o que é queimadura e o que o gelo realmente faz.

Programa:

* O que é hidroterapia;
* Sua função;
* Técnicas de aplicação;
* Uso do gelol, é correto?;
* O gelo queima? Mito ou verdade?

Rodrigo Silva Perfeito